www.inteligenciaemfranchising.com.br

Como a Estratégia de Dados pode impulsionar o sucesso das franqueadoras

empresário analisando uma tela com várias informações e conexões do negócio.

Atualmente as empresas com maior relevância no mundo dos negócios possuem uma Estratégia de Dados muito bem definida e aplicada em suas operações.

De acordo com o relatório da consultoria McKinsey, “Big data, analytics, and the future of marketing and sales”, empresas que usam análise de dados de forma ampla têm o potencial de aumentar sua margem de lucro em até 60%. Este é o impacto que uma estratégia de dados pode gerar em um negócio.

Quando olhamos para o universo do Franchising, podemos observar, em seus diversos aspectos, uma grande oportunidade para franqueadoras que estruturam sua Estratégia de Dados desde a coleta de dados no seu PDV até a aplicação de análises prescritivas que estes dados podem gerar.

Segundo Doug Laney, analista da Gartner, “Uma estratégia de dados é um conjunto de diretrizes e práticas que orientam as organizações na maximização do valor de seus ativos de dados”.

Isso significa que uma Estratégia de Dados deve nascer no Planejamento Estratégico de médio e longo prazo, ter objetivos e metas próprios e iniciativas necessárias para sua implementação e desenvolvimento.

Na prática, quais são as principais fontes de dados que uma franqueadora poder ter mapeado como fonte de dados do negócio?

  • CRM ( Customer Relationship Management ) – Uma das fontes de dados mais ricas para um franqueador, permitindo ter um mapeamento completo dos seus clientes e candidatos à franquia. Podemos encontrar nesta ferramenta informações de perfil de prospects e clientes, histórico de compras, comportamento do cliente, interesses e preferências, interações, dados demográficos, histórico de comunicações e satisfação ao longo da jornada com a marca;
  • ERP ( Enterprise Resource Planning ) – Uma fonte de dados sobre o negócio que permitirá a franqueadora uma melhor gestão operacional e de processos da rede. Neste sistema, podemos consumir dados de vendas, estoque, financeiro, compras, produção, logística e marketing. Este tipo de sistema contribui no monitoramento de desempenho e suporte personalizado da franqueadora para seus franqueados.

  • Portal do Franqueado – A interação entre franqueados e franqueadora, quando bem monitorado, pode gerar informações valiosas para melhoria do suporte e relacionamento com a rede. Informações sobre capacitações, suporte e assistência, pesquisas, consulta a manuais e dúvidas frequentes, são utilizadas para tomar decisões que venha a gerar maior sinergia entre franqueado e franqueador e reduzir o atrito.

  • QMS ( Quality Management System ) – sistema de gestão de qualidade e conformidade são ferramentas de suporte ao franqueado em que o consultor de campo pode criar e gerenciar checklists bem como registrar e monitorar o plano de ação. Franqueadoras como McDonald’s, Subway e Burguer King utilizam esta ferramenta na sua operação. Aqui podemos ter informações sobre os níveis de conformidade da rede por regiões, velocidade na execução do plano de ação e insights para reestruturação de procedimentos e processos.

Com a coleta dos dados realizada por estes e outros sistemas de gestão, o fluxo de extração, limpeza e disponibilidade destes dados para a análise, se torna crucial para a extração de insights aplicáveis ao negócio.

A citação de Thomas H. Davenport, professor de Harvard Business School, ressalta a importância dessa etapa: “Sem análise, os dados são apenas um monte de números”. Através de técnicas avançadas de análise de dados, como mineração de dados, análise descritiva, preditiva, prescritiva e inteligência artificial, as franqueadoras podem identificar tendências, padrões e oportunidades de melhoria para seus produtos, serviços e processos.

Em suma, o franchising tem um grande poder de captação de dados e isso deve ser considerado na estratégia do negócio desde seu início. Os diversos sistemas e ferramentas de suporte à rede e à operação, são também fontes inesgotáveis de dados que devem ser tratados e transformados em decisões que ajudem a desenvolver os negócios, seja do franqueador, seja da franqueadora.

Como afirmou Richard Branson, fundador do Grupo Virgin, “Os dados são preciosos, mas só são úteis quando são transformados em informação, que então se torna conhecimento e, finalmente, ação”.

Diego Morais

Inteligência em Franchising

Aprenda como Empreender e Faturar no Mercado de Franquia

NEWSLETTER

QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE FRANCHISING?

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das principais informações sobre o mercado de franquias.

PREENCHA O FORMULÁRIO

© 2024 Todos os direitos reservados – Inteligência em Franchising