A escolha do ponto comercial é um dos passos mais críticos para o sucesso de uma franquia. Alguns especialistas dizem que o ponto representa 50% do sucesso da operação, enquanto outros avaliam que este percentual é ainda maior.
Um Estudo da Franchise Solutions de 2017, realizado com redes franqueadoras, apurou que a má escolha do ponto comercial foi responsável por 31% dos fechamentos de unidades daquele ano.
A verdade é que erros na definição do ponto comercial podem resultar em prejuízos significativos para o franqueado e questionamentos sobre a capacidade de Expansão da Franqueadora. No entanto, com o uso inteligente do geomarketing, é possível identificar os locais mais promissores e minimizar os riscos de abertura de um novo negócio.
Mas como identificar o melhor ponto para seu negócio?
1. Estude os Pontos com Operações de Melhores Resultados: Antes de escolher um novo ponto para abrir uma franquia, é fundamental estudar e analisar os locais onde as operações existentes estão obtendo os melhores resultados.
2. Avalie as Características Sociodemográficas dos Pontos de Sucesso: Avalie as características sociodemográficas desses locais. Utilize o geomarketing para analisar dados como densidade populacional, perfil socioeconômico da região, potencial de consumo, fluxo de pessoas, padrões de consumo e concorrência local. Essas informações ajudarão a identificar padrões e tendências que podem orientar a escolha de novos pontos de abertura.
3. Analise Novos Pontos de Abertura com Base nessas Características: Com base nas informações obtidas nas etapas anteriores, utilize o geomarketing para analisar e comparar novos pontos de abertura com características semelhantes aos pontos de sucesso.
Posteriormente a este mapeamento de regiões potenciais para o negócio, o Custo de Ocupação e necessidades de adequação do imóvel serão fatores analisados para decisão final do ponto comercial.
Vale reforçar que, o que foi planejado na formatação da franquia ou no plano de negócio, pode sofrer mudanças ao longo do tempo devido às alterações no comportamento dos clientes e mudanças sociodemográficas de determinadas regiões. Por isso, a manutenção de análises e mapeamentos do mercado deve ser uma constante nas operações que necessitam abrir novas operações, sejam franquias ou lojas próprias.
Utilizar o geomarketing na escolha de novas franquias pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. Ao estudar os pontos com operações de melhores resultados, avaliar as características sociodemográficas desses locais e analisar novos pontos de abertura com base nessas características, os franqueadores podem tomar decisões mais assertivas e evitar erros na escolha do ponto comercial.
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Diego Morais – DM Inteligência em Franchising