www.inteligenciaemfranchising.com.br

Sustentabilidade no Sistema de Franquia

Dados sobre ESG no Brasil

O interesse por práticas de ESG no Brasil tem crescido nos últimos anos. Um estudo da consultoria PwC aponta que 80% das empresas brasileiras estão investindo em ESG.

Realizada pela consultoria Walk The Talk by La Maison, uma pesquisa revela que 94% dos brasileiros esperam que as empresas façam algo sobre ESG e acreditam que a empresa tem obrigação de fazer algo relacionado aos problemas. Porém, quando questionados, apenas 17% acreditam que as corporações efetivamente fazem.

Uma pesquisa da IBM, mostra que 70% dos consumidores estão dispostos a pagar um valor até 35% maior para empresas sustentáveis, como é o caso de produtos reciclados ou mais ecológicos.

A pesquisa “Vida Saudável e Sustentável 2021”, do Instituto Akatu, concluiu que 86% dos brasileiros querem reduzir seu impacto pessoal no meio ambiente e 60% estão dispostos a pagar mais caro por marcas comprometidas com esta causa.

Práticas ESG no Sistema de Franquias

Sendo o Franchising um segmento de grande representatividade econômica, gerando mais de 240 bilhões de faturamento em 2023, com mais de 3.300 franqueadoras, 195.000 unidades franqueadas, onde são gerados mais de 1.7 milhões de empregos diretos e indiretos, faz-se necessário uma abordagem cada vez mais aprofundada do tema sustentabilidade neste segmento, visto que por trás destes números, ainda existe toda uma cadeia produtiva, de fornecedores e logística que torna o impacto do franchising ainda maior.

Este tema vem sendo amplamente trabalhado nas redes de franquia e incentivado pela ABF Associação Brasileira de Franchising através do Manifesto Franchising Íntegro, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento sustentável do setor e por meio da premiação do Selo de Excelência em Franchising, onde os franqueados avaliam as práticas em ESG de suas franqueadoras.

Na concepção do sistema de franquia, conseguimos observar uma Governança necessária para transferência de Know-How do Franqueador para o Franqueado através dos Manuais de Franquia. Outro documento obrigatório que visa estabelecer regras de negócio ( Governança ) é a COF ( Circular de Oferta de Franquia ), que visa dar maior transparência ao candidato sobre o negócio que lhe está sendo oferecido.

Algumas franqueadoras possuem o tema ESG em sua estratégia e mantém mapeamento de iniciativas, objetivos, indicadores e metas em sua gestão.

  • Natura : Possui um modelo de franquia sustentável. A empresa exige que seus franqueados sigam práticas sustentáveis, como o uso de materiais recicláveis e a redução do consumo de água e energia.
  • Grupo Boticário : utiliza embalagens recicláveis e compostáveis em seus produtos. A empresa também tem um programa de logística reversa que incentiva os consumidores a devolverem suas embalagens para reciclagem.
  • Grupo Habib’s : Está comprometida com a redução do desperdício de alimentos. A empresa tem um programa de controle de desperdício que visa reduzir em 50% o desperdício de alimentos em suas lojas.
  • Cacau Show : A empresa utiliza embalagens recicláveis, investe em projetos de reciclagem e preservação da floresta amazônica e tem um programa de responsabilidade social que visa apoiar projetos de educação e inclusão social.

Benefícios específicos que as franquias podem obter ao adotar práticas ESG :

  1. Redução de custos: As práticas ESG podem ajudar as franquias a reduzir custos, por exemplo, através da redução do consumo de energia e água.
  2. Melhoria da reputação: As franquias que adotam práticas ESG têm uma melhor reputação, o que pode ajudar a atrair clientes e investidores.
  3. Atração de talentos: As franquias que adotam práticas ESG são mais atraentes para talentos, que estão cada vez mais preocupados com questões sociais e ambientais.
  4. Diferencial Competitivo: As novas gerações estão mais propensas a consumir de maneira consciente e buscam empresas que possuem práticas sustentáveis;
  5. Expansão: Assim como um investidor da bolsa de valores, o candidato a franquia também é um investidor do negócio e pode ser impactado pelas práticas sustentáveis do negócio.

O ESG não é apenas uma tendência passageira; é um imperativo para as redes de franquia que buscam prosperar em um mundo em constante mudança. Ao adotar uma abordagem ESG, essas redes não apenas fortalecem seus negócios, mas também desempenham um papel crucial na construção de um futuro sustentável para todos.

Diego Morais

Inteligência em Franchising

NEWSLETTER

QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE FRANCHISING?

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das principais informações sobre o mercado de franquias.

PREENCHA O FORMULÁRIO

© 2024 Todos os direitos reservados – Inteligência em Franchising